sexta-feira, 1 de abril de 2016

Prisão em massa na Operacao Lava jato

A operação lava jato realizou a sua 27a fase chamada "operação Aleluia", nesta manhã, uma série de mandados de busca e apreensão nas residências de 267 personalidades da política,  empresários e funcionários públicos. Foram presos preventivamente 5 governadores, 8 senadores, 12 empresários das maiores empreiteiras e 38 deputados federais.
Além disso foram iniciados por crime de corrupção cerca de 301 deputados,  12 Governadores, 23 senadores, assessores e parentes dos mesmos perfazendo um total de 659 pessoas.
O juiz Sérgio Moro em entrevista coletiva afirmou que em pelo menos 29 das mais de 1563 gravações telefônicas de 800 pessoas, a presidente Dilma é citada ora como colaboradora, ora como empecilho em varias operações, o ex-presidente Lula foi citado em mais de quarenta ligações onde ele aparece como articulador, a operação lava jato conseguiu reunir cerca 800 documentos entre planilhas, notas fiscais frias, recibos de depósito bancário, relatórios bancários e cartoriais, que estão sendo periciados.
Existem indícios suficientes para caçar o mandato de pelo menos 25 senadores, 4 ministros de estado, dois ministros do STF, 7 conselheiros de contas da união e 412 deputados.
As investigações  também envolvem cerca de 4590 pessoas ligadas aos políticos e partidos cuja participação nos crimes ainda está sendo avaliada. A operação foi fomentada pela lista da Empresa Odebrecht, e com o cruzamento dos dados do TRE e da receita federal, os investigadores concluíram que pelo menos 80% dos valores indicados na lista eram evidências de caixa dois de campanha efetivamente pagos aos destinatários e nenhum dos valores estava devidamente registrado no TRE. Todos os estados da federação estão implicados e quase todas as capitais.
Nesse momento está havendo a reunião no congresso nacional para avaliar o impacto da operação no parlamento, as principais lideranças partidárias, protestam fortemente sobre o que eles consideram uma arbitrariedade dos responsáveis pela operação.
As redes sociais já começam a enviar mensagens de apoio aos delegados e investigadores da lava jato, e para o juiz Sérgio Moro. A costumeira polarização dos internautas também foi alvo de inúmeros comentários com a hashtag #semtorcida. A hashtag #faxinaemBrasília já aparece entre os trending topis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário