quarta-feira, 29 de maio de 2013

Voce é contra o Aborto? Eu também, mas...


Há muito mais em jogo do que as vitimas que são assassinadas no ventre de suas mães como se isso não fosse dramático o suficiente. Desconfio que atual luta contra o aborto está por demais contaminada por dois grupos de pressão pra lá de suspeitos causando sérios danos para uma causa altamente legítima.

O primeiro grupo são os pastores deputados cuja prática comum é o de utilizar os recursos dos seus gabinetes para turbinar suas respectivas igrejas, Pastores da IURD por exemplo já ventilaram a possibilidade de se tolerar o aborto em algumas formas e inclusive utilizam os mais polêmicos métodos de contracepção sem nenhuma forma de controle ou critério. Esses pastores são campeões de faltas nas plenárias, sessões e comissões técnicas, acumulam processos judiciais e denuncias de corrupção em um volume maior comparativamente aos demais parlamentares. Fica óbvio, a partir disso, que esses homens encontraram um ótimo gancho para puxar votos e superar os adversários nas eleições, basta o argumento de que são defensores da vida em contra-posição aos seus opositores locais sendo acusados de abortistas.
O segundo grupo é mais difícil de definir, mas eu os chamaria, em princípio, de ANTI-PETISTAS. Mas trata-se de um grupo enorme de cristãos de boa fé, que aderiram ao pensamento conservador corrente nas igrejas em geral. Esse pensamento é um conjunto enorme de preconceitos que constituíram a pregação anti-comunista da Igreja durante a primeira metade do século XX, se juntaram à avalanche de denuncias de corrupção espalhadas pela mídia nos últimos 10 anos e atribuídas acriticamente ao atual governo, a que pessoalmente e, em princípio, credito os atuais avanços econômicos e sociais, mas pelo qual também ainda não ponho a minha mão no fogo. Existem também alguns organismos formadores de opinião publica que ajudam a turbinar essa ascensão conservadora, como o Instituto Milênio, a Opus dei, a Revista Veja, Políticos tucanos e de direita em geral e em menor grau, os demais veículos de mídia como a Rede Globo, Folha de São Paulo, o Estadão, além de um exército de lideres católicos pelo Brasil de dentro e fora da Renovação Carismática Católica. Para uma parte dessa gente mais influente o aborto não é mais importante do que a possibilidade de ganhar eleições ou superar o PT nos respectivos redutos eleitorais, fosse o PT contra o aborto, eles certamente seriam a favor.

A saída do PT do planalto não iria necessariamente fazer recuar a agenda do aborto, mas certamente causará o amortecimento dos grupos de pressão que lutam agora pelo estatuto do nascituro, pela retirada das exceções de estupro e má formação fetal das justificativas para suspensão da gravidez e da implementação de programas de apoio ás gestantes em risco, o que significa que ainda ocorrerão muitos abortos no brasil por falta dessas iniciativas. Uma saída do PT do governo provavelmente iria fazer paralisar todos os projetos de lei relacionados com o tema, adicione-se isso à retomada da agenda neoliberal suspensa em 2003 e que se constituía da desregulamentação do mercado bem ao gosto dos grandes bancos e multinacionais estadunidenses e europeias, o corte sistemático de despesas do governo, queda vertiginosa na qualidade dos já precários serviços públicos brasileiros alem de uma queda maior ainda da qualidade das concessões publicas, redução dos impostos pagos pelos ricos, aumento dos impostos que incidem sobre a população em geral, retirada de direitos dos trabalhadores, aumento do desemprego, redução de salários, recessão, inflação, estagnação econômica, tudo isso obviamente afetará o julgamento de milhares de mulheres no brasil na decisão de levar adiante uma gravidez, que, como sempre, ignoram a lei que torna crime tal ato. Como o sistema de saúde estará ainda pior que agora, a mortandade de mulheres também sera maior, essas mulheres irão com seus filhos para o tumulo.
Tudo isso porque almas inocentes e piedosas temem o PT comunista, e ai vai uma novidade: na teoria o PT é tão comunista quanto o PSDB, já que ambos defendem em seus estatutos o papel do estado como indutor da economia, e produtor do bem estar social, que até hoje ainda garante a felicidade dos europeus. Dessa forma o PT é diferente do PSDB quando se esforça para cumprir o seu programa enquanto os tucanos se deixam levar obedientemente pelas elites que financiam e agenciam os seus quadros e fazendo exatamente o contrário do que defende em seus estatutos.
Hoje em dia somente as marionetes dos EUA tem peito para promover ditaduras, qualquer esquerdista que se preze sabe não não é possível em um mundo conectado como o mundo atual repetir com sucesso ditaduras como a chinesa ou a coreana, ou regimes socialistas como o de Cuba não podem mais ser construídos como antes.
Algumas pessoas deverão achar que ao dizer tudo isso estou defendendo o governo do PT, por considerar como um governo perfeito e exemplar, o que vou desmentir agora:
Dois séculos de regime republicano, com governantes retirados dos braços das elites tupiniquins, foram incapazes de dar ao seu povo um mínimo de dignidade de forma graciosa, todas as conquistas populares, como a CLT, e os demais direitos civis foram arrancados da goela dos governos por greves, passeatas que causaram até a mortes de lideranças populares nas mãos de jagunços pagos pelos donos do brasil. Quando chega ao poder um governante que com muito custo, sujando as próprias mão no antro de corrupção dos poderes constituídos desde sempre, consegue implementar um modelo de desenvolvimento que fornece alguma esperança ao povo sofrido. Um governo que ainda está longe de fazer justiça a quem trabalha e leva o pais nas costas, mesmo levando chicotadas de sua elite podre. 
Talvez já tenha passado o tempo e o PT talvez tenha desperdiçado a oportunidade que teve de reinventar o pais, no entanto, também não é o caso de voltar a entregar o pais de volta para os plutocratas de sempre, e se alguém não aparece para renovar a nossa esperança, que seja o PT de um governo meia-boca a guardar o lugar para os que irão surgir, quem sabe nos próximos 2, 4 ou 6 anos para frente.
Mais dramático ainda é o fato de um possível governo de direita ou tucano teria a seu favor a grande mídia, essa que nos anos noventa via o avanço neoliberal e as privatizações criminosas como uma modernização necessária e inexorável, tratando de mascarar os fatos e iludir a população com seus métodos informativos nada éticos enquanto receberia bilhões de reais em verbas de publicidade dos governos conchavados. 
Seriam ao menos mais oito anos de sofrimento e exploração até que se desse conta, do retrocesso imposto ao pais e fizesse uma nova guinada à esquerda para retomar o processo que havia sido interrompido.
Enchergar o problema do aborto como uma simples frase permissiva ou proibitiva na nossa constituição e não como um problema amplo que envolve todo um contexto político e econômico é tudo o que os aproveitadores querem para colher os dividendos eleitorais dos grupos de pressão popular, eu também considero fundamental que o estado garanta a sobrevivência e o desenvolvimento de todo e qualquer vida humana, desejo que não se busque subterfúgios para perseguir, abandonar ou matar qualquer ser humano, contanto que os picaretas e oportunistas das causas nobres fiquem de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário